Reorganização Postural

Reorganização Postural é uma ação fisioterapêutica que se utiliza de técnicas como o Pilates, Pilates Clínico, o R.P.G., Exercícios com a Bola Suíça, Exercícios de conscientização postural  etc.  Com ela é possível corrigir diversos desvios posturais e, com isso, resolver e prevenir  vários problemas de desordem musculoesqueléticas como as  hipercifoses, hiperlordoses, escolioses, etc, além de ajudar a descomprimir suas articulações, seus músculos e seus discos intervertebrais trazendo alívio de dores, muitas vezes constantes e limitantes. Ela também auxilia na descompressão das  vísceras e com isso proporciona grande conforto.  

O que é a Postura, afinal? Postura é o conjunto em posição das articulações de um corpo em um determinado momento, atuando para fornecer o equilíbrio no espaço. É uma entidade formada em conjunto com o sistema nervoso e os músculos. Seria praticamente dizer como o alinhamento do meu corpo se comporta e se mantém no espaço para executar os movimentos ou mesmo ficar parado.

Cuidar da sua Postura Corporal é, sem sombra de dúvida, um dos melhores investimento que você pode fazer por sua saúde e por sua imagem pessoal. Você sabia que sua Postura Corporal comunica muito sobre você, sem nem ao menos você precisar abrir sua boca. Ela faz parte da chamada linguagem corporal, que é a maneira como você se expressa muitas vezes sem nem perceber,  de um jeito automático, sem precisar dizer uma só palavra. Aliás, diga-se de passagem, a comunicação verbal, que é aquilo que você fala, é o que menos pesa na hora que uma pessoa tem a primeira impressão sobre você.

Então, já que ela faz parte da linguagem corporal e essa diz muito sobre o seu nível de humor e confiança, é interessante que você cuide para ter uma postura corporal mais alinhada. Algumas posturas são inclusive adotadas como estratégia protetora e podem refletir suas preocupações e medos. Compreenda que através dela você pode, por exemplo, passar a sensação de mais ou menos segurança, a sensação de muito ou pouca disposição, de mais ou menos cansaço e por aí vai. Além de ser interessante, também  pode ser muito útil que você compreenda os motivos que estão por trás das suas posturas preferidas, já que através dela você pode demonstrar o que vai na sua mente e o que diz seus sentimentos.