Camurça, Chamois ou Suede?

Olá amores, tudo bem?!

Hoje, vamos falar da super tendência de outono/inverno que são os tecidos Chamois, Suede e Camurça, eles já estão presentes nas confecções e nas lojas desde o ano passado, mas o grande boommm no Brasil é nesta estação. Eles são parecidos ao olhar, mas são diferentes no caimento e no toque, por isso vou explicar de onde vêm cada um.

A camurça é um tecido feito da parte interna do couro do animal, normalmente bois, bezerros, cabras e porcos, ou seja, provém da pele de um bichano. É utilizada a parte interior da pele por ser mais macia e, por isso, é menos resistente do que o couro comum, que provém da parte de cima. Esse é um tecido que requer alguns cuidados, mancha com facilidade e o caimento é mais estruturado. Já no Chamois, o que prevalece é o algodão, há mistura de poliéster nele, recebe lavagem e processos na sua fabricação para ficar com o aspecto do Camurça; seu caimento é mais maleável que o Camurça por prevalecer o algodão na composição. No caso do Suede, o que prevalece na composição é o poliéster,  e por isso ele é muito mais maleável, é resistente e mais barato. É bom saber que os tecidos de poliéster provém do petróleo, difícil de ser degradado na natureza.

À primeira vista, eles são parecidos, ou seja, parecem com o couro, mas como há grande diferença na sua matéria prima, podem ser usados em todas as estações. Uma grande tendência e que eu adoro são os vestidos confeccionados com esses tecidos, muitos com apliques em tachas, franjas e alguns com um leve evasê, porque, justamente, dependendo do tecido que for escolhido,  é possível esse caimento leve e com movimento.

Também são confeccionados com eles, saias, calças, coletes, shorts, botas, blusas, bolsas e muitos desses associados à franjas, uauuuuuuuu, tá aí um tecido que se harmoniza como nenhum outro com franjas.

Agora, é só escolherem a sua melhor versão, vão aderir?!

Um grande beijo, Vilna.

Fotos: Pinterest.

7 ideias sobre “Camurça, Chamois ou Suede?

    • Oi Vânia, tudo bem linda!
      É isso mesmo, simplicidade e sofisticação rústica, foi ótima sua identificação!
      Obrigada por comentar aqui!
      Um grande beijo!
      Vilna.

  1. Vilna muito bom saber as diferenças adorei os vestidos aliás gostei de tudo o frio tem as suas vantagens parece que tudo fica chique bjs amiga!

    • Oi minha linda!
      É bom saber as diferenças né?! Assim facilita na hora da escolha e justifica as diferenças de preços!
      Um grande beijo!
      Vilna.

  2. Sim Vilna, bem semelhantes na aparência mas ao toque são diferentes… O suede com certeza é mais acessível não só pelo custo mas pela grande oferta de peças no mercado.
    Adorei!
    Acabei de assinar seu blog.
    Bjs Andrea Barbi – Filhas de Nanita

  3. Adorei a explicação. Sempre soube do que era feita a camurça. Sempre contestei que o suede era o chamois. Agora sei a diferença. Obrigadíssima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *