Fisioterapia
Eu adoto o tratamento individualizado e acredito que a visão global e integrativa, um atendimento humanizado e o estabelecimento de uma forte relação fisioterapeuta-paciente são essenciais para a evolução do tratamento.
O tratamento inicia com uma avaliação detalhada, onde você primeiro preenche um questionário minucioso, incluindo os aspectos biopsicossociais, porque eu vejo o meu paciente como um todo. Após, é feita uma avaliação física e postural criteriosa. Na avaliação é levado em conta a opinião e as impressões do médico para o caso, se houver, assim como os resultados dos exames laboratoriais e de imagens.
Munida dessa avaliação, eu traço um efetivo e seguro tratamento personalizado porque somos seres únicos e começo a caminhar junto com você nessa jornada, onde a sua completa adesão é de extrema importância para sua cura.
Vejam algumas disfunções muscoloesqueléticas mais comuns tratadas na Fisioterapia reumatológica e ortopédica:
- Dores e patologia da coluna: Lombalgia, Cervicalgia, Cervicobraquialgia, Hérnia de Disco, Escolioses, Hiperlordose, Hipercifoses, Pós-operatórios de coluna etc
- Fibromialgia
- Tendinites
- LER
- Osteoporose
- Bursites
- Artrose
- Gota
- Artritereumatóide
- Fascite plantar
- Condromalácea patelar
- Síndrome Miofascial
- Síndrome do túnel do carpo
- Epicondilites, etc.
As doenças musculoesqueléticas quando tornam-se crônicas causam ainda mais sofrimento e perdas de rendimento. Elas respondem muito bem ao tratamento fisioterápico e, a depender da sua gravidade, mesmo nos casos em que não é possível a cura ou a reabilitação total do paciente, o tratamento tem a função de diminuir a sua progressão e devolver mais conforto, mobilidade e qualidade de vida para a pessoa.
É importante dizer que você não precisa esperar sentir dores para fazer fisioterapia. O fisioterapeuta é o profissional indicado na prevenção dos desgastes que o corpo humano sofre, sejam eles impostos ou os que ocorrem de forma natural, fazendo com que esses desgastes sejam inibidos ou amenizados de forma a não causar prejuízo na independência física da pessoa. Também se incluem aqui as pessoas que desejam tratar dos seus desvios posturais antes que comecem a sentir dores, isso vai lhes proporcionar melhor consciência postural e corporal, tornando seus movimentos mais leves, ágeis e precisos. Uma técnica muito bem utilizada para tal é o Pilates Clínico / Pilates.
Não espere para cuidar de você!