Listra – uma estampa, várias versões!

A Estampa Listrada é um dos clássicos da moda, assim como as estampas floral, poá e animal print. Mas lembre-se, a listra, assim como todos os clássicos são atemporais. Aí você me pergunta: – E por que as tendências, então? Eu costumo dizer sempre que a moda é algo que não muda, mas se recicla, e quando se diz que algo está em tendência na moda, fique certa(o) de que o clássico está se apresentando de uma nova forma, diferente e atual. Com a listra não é diferente, conforme a temporada ela se apresenta estreita, mais larga, na horizontal, vertical, na diagonal ou até mesmo com todas as posições misturadas.

Quanto as cores, o minimalismo tem seu espaço reservado, é o caso da listra mais discreta e clássica como, por exemplo, os duo de cores preto e branco ou azul e branco. Para esses eu digo que não existe temporada, serão sempre atuais e muito utilizados principalmente nas confecções de camisas, e quando usados na vertical ficam bem elegantes. Quanto mais colorida for a listra, mais descontraído e despojado se transforma seu look.

É um engano pensar que quem está cima do peso não pode usar a estampa listrada. O que é preciso é aprender a trabalhar com ela a ponto de favorecer seu corpo. Veja bem, a forma com que você dispõe a listra no seu look pode passar a sensação de expandir ou diminuir, assim como de te alongar ou achatar. Tudo isso acontece graças a ilusão de óptica.

Quando a listra está disposta horizontalmente, a sensação para quem te olha é de que aquela área expandiu para as laterais. Neste caso, colocar um cardigan como terceira peça ou usar um lenço  por exemplo, fazendo uma linha horizontal te beneficia, porque cria uma descontinuidade no olhar.  E pode acreditar que a listra na vertical e mais fina se torna um tanto melhor para as áreas mais fartas. Ela também pode passar a sensação de que você cresceu alguns centímetros  quando colocada na vertical, principalmente em peças únicas como macacões e vestidos. Já a mistura de listra em diferentes posições na mesma peça pode favorecer e muito desfocando a atenção, porque justamente ela quebra o padrão das linhas continuas, compreende? .

Saber trabalhar com a cor da sua listra é fundamental, porque cores claras expandem, portanto evitem nas áreas que queiram disfarçar a amplitude, já as cores escuras retraem. Agora, preste atenção, porque a versão de listra mais grossa chama mais à atenção, então, meu conselho é: evite usá-la na área que você quer disfarçar ou opte pela listra mais fininha, escolha as monocromáticas, ou seja, as menos coloridas, e evite usar na horizontal. A versão de listra Rainbow Stripes (listras do arco-íris) é alegre e passa a mensagem de alto astral. Você não precisa usar uma peça que tenha todas as cores do arco-íris, tendo uns 3 tons já tá valendo!  Para compor o look utilize tons neutros, branco, nude, ou até mesmo, e eu gosto muito disso, utilizem um dos tons da listra para completar o look, assim fica bem harmonioso.

Lembre-se: Deixe o seu melhor ser seu amigo!

Beijos com amor,

Vilna.

 

Fotos: Pinterest.

 

Você também pode me encontrar:

Instagram: http://instagram.com/vilnamoreira

Fanpage: http://www.facebook.com/vilnamoreirablog

Deixe uma resposta