Imagem Pessoal – importância e impacto na comunicação!

Vou explicar para você, o que é Imagem Pessoal e, afinal de contas que raios é esse impacto que ela causa na comunicação, risos!

A Imagem Pessoal é formada por um conjunto de elementos! Veja, as formas do seu rosto, sua linguagem corporal, sua postura corporal, sua forma de tratar as pessoas, a entonação da sua voz e sua comunicação verbal, sua estética como um todo e seu vestuário, inclusive as cores que você escolhe para compor seu look, dizem sobre você.

De uma forma bem simples, eu gostaria que você pensasse em imagem como tudo o que você vê, sente, percebe e que te passa sensações. Porque imagem é muito mais do que aquilo que a gente vê! Imagem é também a sensação que aquilo que eu vejo me causa, que pode vir a ser agradável ou não!

E por que isso acontece, Vilna? Porque a imagem é uma grande forma de comunicação. Você pode estar se comunicando de forma inadequada através de sua imagem e nem sequer estar se dando conta disso. Então, para você entender melhor, vou te dar alguns exemplos  com o vestuário.

Quando você pensa em óculos, o que vem na sua mente? Normalmente, as pessoas associam a imagem do óculos à seriedade, à intelectualidade. Quando vemos uma pessoa vestida adequadamente, mas com sapatos furados e sujos, muito provavelmente a  impressão que vai dar é de relaxo e descuido.

Pois bem, já foi comprovado, através de estudos e pesquisas, que o tempo que o cérebro de quem te vê, leva para gerar uma impressão sobre você é em torno de 10 a 30 segundos, no máximo! Ou seja, cuidado principalmente com as primeiras impressões que você deixa por aí! Como diz o ditado “A primeira impressão é a que fica”. Isso realmente acontece e não é brincadeira! Se você não conseguir transmitir uma boa impressão na primeira oportunidade e calhar de não haver a segunda, Adeus!!!

E com isso você pode ter dado adeus para uma grande oportunidade de emprego por exemplo. Pode ter dado adeus para a oportunidade de ter fechado um grande negócio, porque ninguém vai fechar negócio com quem não lhe passa uma impressão apropriada. Pode ter dado adeus para futuros relacionamentos e não estou falando aqui somente de relacionamento amoroso.

Somos seres visuais, e hoje já se sabe que 55% do impacto que uma pessoa passa na primeira impressão é Visual, que 38% é vocal, ou seja, entonação e imposição da sua voz, e que 7% é verbal. Isso significa que você pode estar super bem arrumado e adequado para aquela ocasião, mas as outras formas de comunicação, como eu citei aqui, precisam  sustentar o que eu estou vendo para gerar uma impressão positiva e credibilidade.

Perceba, você querendo ou não se comunica o tempo todo, mesmo estando de boca fechada! Então, não economize no seu sorriso, tenha sempre uma boa palavra, seja gentil, procure ter uma postura de boa disposição. Valorize seus pontos fortes e tenha capricho com sua imagem!

Lembre-se: Seja você e deixe o seu melhor ser seu amigo!

Um grande beijo, Vilna.

 

Você também pode me encontrar:

Instagram: http://instagram.com/vilnamoreira

Fanpage: http://www.facebook.com/vilnamoreirablog

3 ideias sobre “Imagem Pessoal – importância e impacto na comunicação!

  1. Pingback: Boa Imagem Profissional. - Vilna Moreira - Consultora de ImagemVilna Moreira – Consultora de Imagem

  2. Pingback: Como Ter Boa Imagem Profissional | Vilna Moreira – Consultora de Imagem

  3. Pingback: Suas Melhores Cores, Quais São? | Vilna Moreira – Consultora de Imagem

Deixe uma resposta