Dra. Vilna Moreira, conta com mais de 18 anos de experiência clínica. Atua nas áreas de reumatologia e ortopedia  tendo como objetivo colocar as suas funções musculoesqueléticas harmonicamente em pleno vigor. Não só tratando, mas também prevenindo as doenças que acometem esse grupo, principalmente as crônicas e para isso lança mão de várias técnicas, uma delas é o Pilates, por exemplo. Também na sua carreira profissional  optou por estudar e buscar  mais conhecimento sobre a Saúde da Mulher, já que o corpo da mulher ao longo da vida sofre várias transformações como a gestação , a menopausa e também porque em algumas doenças a mulher é mais acometida.

 

“Saúde é o que te dá a liberdade para poder fazer o que quiser”

 

                                                                                                  

Pilates – Método de exercícios com controle muscular criado por Joseph Pilates na década de 1920 e muito utilizado na primeira Guerra Mundial. Por trabalhar muito bem a respiração, ser uma técnica democrática (já que todas as pessoas podem praticá-la), por  trazer ótimos benefícios para a saúde e não ter impacto, foi adaptada para a fisioterapia e, neste caso, recebe o nome de Pilates Clínico. É importante dizer que somente o fisioterapeuta aplica o Pilates Clínico, de acordo com a necessidade da patologia do seu paciente.

Reorganização Postural – É uma ação fisioterapêutica que age sobre o equilíbrio biomecânico restabelecendo o eixo postural fisiológico e normalizando a função músculoesquelética e, consequentemente, a postura corporal. É importante dizer que um corpo posturalmente equilibrado possibilita o bom funcionamento, inclusive das vísceras. Existem algumas técnicas para desenvolver esse trabalho como o R.P.G. (Reeducação Postural Global), o Pilates, Exercícios com a Bola Suíça, entre outros.    

Gestantes – A fisioterapia voltada para a saúde da mulher engloba um dos momentos mais importantes da sua vida, o gestacional. Se você deseja engravidar ou se já está grávida, é importante que saiba que  a fisioterapia tem recursos para te trazer mais conforto e segurança neste período. O objetivo é fazer com que a futura mamãe passe por cada fase, sentindo as alterações do seu corpo de forma mais tranquila e leve. Mas, se você acabou de ter o seu bebê não se preocupe, também é possível trabalhar seu corpo, sua musculatura, sua respiração, sua postura, tudo para que você tenha melhor disposição e serenidade para desfrutar dessa nova fase que demanda muito da mamãe. Eu utilizo também, na minha abordagem com pacientes gestacionais, a técnica Pilates para Gestantes.

Coluna Vertebral –  A ocorrência da dor na Coluna é muito mais frequente do que se pensa e a sua gravidade vai depender da causa, como, por exemplo, hérnias de disco. A dor na Coluna está entre as principais doenças que mais causam o afastamento do trabalho. Então, fique atento, porque em algum momento da sua vida você pode fazer parte dos mais de 60% das pessoas que sentirão dor na região da Cervical ou ainda, dos mais de 80% que sentirão dor na região Lombar, já que normalmente elas se manifestam com maior frequência nas regiões mais móveis da nossa coluna. E um tratamento correto pode evitar problemas posteriores mais graves.

Doenças Musculoesqueléticas – São doenças  que atingem os músculos, as articulações, os tendões, os ligamentos, os nervos, os ossos e também doenças localizadas no aparelho circulatório. São doenças que quando se tornam crônicas causam ainda mais sofrimento e perdas de rendimento. Dentre elas podemos citar tendinites, artrites, fibromialgia, artroses, síndrome miofascial, síndrome do túnel do carpo etc. Doenças musculoesqueléticas têm tratamento e, a depender da sua gravidade, mesmo nos casos que não é possível a cura ou a reabilitação total do paciente, o tratamento tem a função de diminuir a sua progressão e devolver mais conforto, mobilidade  e qualidade de vida para a pessoa. Isso é possível.

Palestras – Acredito muito no poder da fala e de como isso pode mudar uma vida. Assim,  nas minhas palestras, eu compartilho com você o meu conhecimento profissional e as grandes experiências que tive como paciente, devido a vários desafios com a minha própria saúde, o que fez com que eu me tornasse fisioterapeuta optando por um atendimento humanizado. Na busca pela melhora da minha saúde, e pensando em oferecer uma fisioterapia de qualidade para poder tratar meus pacientes compreendendo melhor tudo o que reflete no nosso corpo físico,  fui me aprofundando em conhecimentos como psicossomática, neurociência e autoconhecimento. Corpo, mente e espírito na busca do equilíbrio, por uma saúde e uma vida melhor!